CURRÍCULO LATTES

Governador do Rio mente no currículo sobre Harvard

Segundo o currículo, Witzel teria cursado Harvard em 2015 (Foto: Foto: Philippe Lima/Governo do Rio)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSL), mentiu no currículo sobre ter estudado na Universidade de Harvard, nos EUA, uma das mais prestigiadas do mundo. A informação foi revelada nesta quarta-feira, 22, pelo jornal Globo e confirmada pelo governador.

Witzel prometeu corrigir o currículo o mais breve possível. Segundo o governador, Harvard estava inclusa porque ele tinha a intenção de fazer parte do doutorado, pelo qual é matriculado na Universidade Federal Fluminense (UFF), na instituição americana. No entanto, os planos não avançaram.

Segundo o currículo do governador, que não é atualizado desde abril de 2016, Witzel fez, em 2015, um “período sanduíche” em Harvard. A prática ocorre quando o estudante faz parte do doutorado em uma universidade brasileira e parte em uma instituição de ensino internacional.

Foto: Reprodução/CNPQ

O governador é aluno, desde 2015, de doutorado da UFF, no qual estuda “judicialização da política”. Witzel tem até o fim de agosto deste ano para defender a tese na UFF. Caso não faça a defesa, o governador será jubilado da instituição. Estudantes da UFF têm até quatro anos, podendo ser estendido por mais 180 dias, para concluir a graduação.

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Witzel conta com outras cinco formações de acordo com o seu currículo. Entre elas uma especialização em direito empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e uma especialização em docência superior, pela Faculdade Bethencourt da Silva (Fabes).

Casos semelhantes

O episódio de Witzel, que ganhou as redes sociais nesta quarta-feira, relembra o caso da professora Joana D’Arc Félix de Sousa. De acordo com o currículo da professora, ela teria feito pós-doutorado, entre os anos de 1997 e 1999, em Harvard. No entanto, a informação foi desmentida pela universidade.

Outro caso parecido foi da ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Damares se apresenta como advogada e mestre em Educação e em “em Direito Constitucional e direito da família”. No entanto, a ministra não conta com nenhuma das formações. Questionada, ela afirmou que os títulos que detém não são acadêmicos, mas sim bíblicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação