LEVADO NO SÉCULO XV

Alemanha vai devolver monumento de 500 anos à Namíbia

O artefato é um marco de navegação de 3,5 metros de altura (Foto: BundesKultur/Twitter)

A Alemanha vai devolver um artefato do século XV da Namíbia conhecido como a Cruz de Pedra. A ministra de Estado para Mídia e Cultura da Alemanha, Monica Gruetters, disse que o gesto mostrou que a Alemanha está comprometida reparar seu passado colonial.

“Um sinal claro de que estamos comprometidos em reparar o passado colonial”, disse Gruetters em uma coletiva de imprensa anunciando a restituição em Berlim.

Com 3,5 metros de altura, a Cruz de Pedra é um símbolo da era da navegação, erguido pelo explorador português Diogo Cão, sendo primeiramente colocado na costa da Namíbia, em 1498. Posteriormente, foi levado para a Alemanha, em 1893, depois que a área se tornou um protetorado imperial alemão. Depois passou a ser exposto no Museu Histórico Alemão em Berlim.

A Cruz de Pedra, que ostenta o brasão das forças armadas portuguesas, apareceu em mapas do velho mundo, disse o museu. Em junho de 2017, o governo da Namíbia solicitou formalmente seu retorno.

Gruetters viajará com o presidente do Museu Histórico Alemão, Raphael Gross, para a Namíbia, para entregar o monumento em agosto, informou o Ministério da Cultura da Alemanha.

Gross, em um simpósio em 2018, disse que a Cruz de Pedra poderia provocar discussões sobre a história de domínio colonial da Alemanha e sobre a restituição e o retorno de artefatos coloniais. Diante da crescente pressão dos governos africanos, mais países europeus estão trabalhando para devolver os artefatos saqueados da África durante os tempos coloniais.

O presidente da França, Emmanuel Macron, ordenou no ano passado a devolução de 26 obras de arte à República do Benin, mais de um século depois de terem sido retiradas do país da África Ocidental. O Museu Britânico, em Londres, também disse ano passado que vai devolver os bronzes do Benim saqueados pelos soldados britânicos para a Nigéria.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação