ALIMENTAÇÃO VEGANA

Dieta vegana é boa para crianças?

Cerca de 3% das crianças belgas seguem dieta vegetariana (Foto: U.S. Department of Agriculture/Flickr)

Em um relatório recém-publicado, a Academia Real de Medicina da Bélgica desaconselhou a adoção da dieta vegana em crianças, adolescentes, mulheres grávidas e mães que amamentam.

Cerca de 3% das crianças belgas seguem esse tipo de dieta vegetariana que exclui carne, ovos, laticínios e todos os produtos de origem animal da alimentação. Segundo o relatório, a dieta não fornece os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável do organismo, sobretudo em crianças em fase de crescimento.

O comitê de especialistas da academia elaborou o parecer a pedido de uma organização sem fins lucrativos de defesa de direitos humanos, interessada em orientar pediatras e profissionais da área de saúde sobre o tema da nutrição.

Georges Casimir, pediatra do Queen Fabiola Children’s Hospital e principal autor do estudo da academia de medicina, disse que o veganismo pode provocar danos irreversíveis no organismo de crianças e de mulheres grávidas devido à falta de proteínas, de vitaminas D e B12, de sais minerais e de ácidos graxos essenciais para o pleno desenvolvimento físico e mental.

De acordo com Isabelle Thiebaut, coautora do estudo e presidente da Organização Europeia de Dietética e Nutrição, os pediatras devem alertar os pais para os perigos da “perda de peso, problemas psicomotores, subnutrição, anemia, entre outras deficiências nutricionais, causados pela dieta vegana. Crianças que não comem alimentos de origem animal precisam tomar suplementos vitamínicos, ter acompanhamento médico e fazer exames de sangue regulares”, observou Thiebaut.

Mas a opinião da Academia Real de Medicina da Bélgica é refutada por especialistas em nutrição do Reino Unido e dos EUA. A Associação Dietética Britânica afirmou que “uma dieta vegana bem balanceada é saudável em qualquer etapa da vida”. Em 2018, segundo dados da Vegan Society, aproximadamente 600 mil habitantes do Reino Unido, o equivalente a cerca de 1,2% da população, seguiam a dieta vegana.

A Academia Americana de Nutrição e Dietética também foi enfática ao afirmar que as dietas vegetariana e vegana são saudáveis em qualquer fase e estilo de vida, até mesmo para atletas, e previnem determinadas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes melito, certos tipos de câncer e obesidade.

Um estudo recente publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences sobre o impacto de diferentes regimes alimentares na saúde dos seres humanos, mostrou que a dieta vegana poderia evitar a morte de 8,1 milhões de pessoas por ano até 2050.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação