VIETNÃ CAVERNA

A maior caverna do mundo é maior do que se pensava

Caverna de Son Doong fica no Vietnã (Foto: Doug Knuth/Wikimedia)

No mês passado, um trio de mergulhadores britânicos – os mesmos mergulhadores que ajudaram no resgate do time de futebol preso na Tailândia em 2018 – se aventurou no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh, na região central do Vietnã, para explorar os cursos de água da caverna.

Durante o mergulho inovador, eles descobriram um novo túnel subaquático que conecta Son Doong (que significa “caverna do rio da montanha”) com outra enorme caverna chamada Hang Thung. Son Doong atualmente mede um total de 38,5 milhões de metros cúbicos. Quando estiver oficialmente ligado à Thung Cave, adicionará um volume de 1,6 milhões de metros cúbicos.

“Seria como se alguém encontrasse um pedaço no topo do Monte Everest, fazendo outro aumento de 1.000 metros”, diz Howard Limbert, assessor técnico da empresa de turismo Oxalisadventure, de Quang Binh, e um dos especialistas em cavernas que ajudaram a organizar o mergulho.

Ele diz à CNN Travel: “qualquer caverna no mundo será capaz de se encaixar confortavelmente dentro do Song Dong quando estiver conectada – é escandaloso em tamanho”. A Oxalis, que é a única empresa licenciada para levar viajantes à Caverna de Son Doong, convidou os mergulhadores britânicos – Jason Mallinson, Rick Stanton e Chris Jewell – a visitarem a caverna após a expedição de resgate da Tailândia.

“Os mergulhadores fizeram um trabalho incrível resgatando as crianças na Tailândia. Nós os convidamos para uma viagem a Son Doong para agradecer-lhes pelo grande esforço”, diz Limbert. “Eles queriam fazer algo interessante durante a viagem, então tivemos a ideia de mergulhar Son Doong, que nunca havia sido feito antes”.

Limbert diz que a equipe de Oxalis já sabia que a água de Son Doong se juntou à Thung Cave, através de testes de corantes, mas nenhum humano jamais entrou nesses rios subterrâneos. Durante a missão, os mergulhadores conseguiram atingir uma profundidade de cerca de 78 metros enquanto mergulhavam.

“Quando os mergulhadores chegaram a 78 metros, eles percorreram a profundidade abaixo usando uma linha e um peso de chumbo. Por isso, acreditam que o ramo atinge uma profundidade de 120 metros e continua por cerca de 1 quilômetro”, explica Limbert. A equipe não esperava que os túneis fossem tão profundos, porque as outras cavernas na área são bastante rasas.

“Agora que sabemos o quão profundo é, vamos trazer os gases especiais [mistura de oxigênio-hélio] conosco na próxima vez para permitir mergulhos longos e profundos”, acrescenta Limbert. Os mergulhadores planejam voltar em abril do próximo ano. Esta é a melhor época do ano para mergulhar, porque os níveis de água são relativamente baixos e a visibilidade é melhor do que o normal – embora ainda seja apenas de um a dois metros. “Acho incrível que algo tão importante quanto a maior caverna do mundo ainda esteja sendo explorado e melhor compreendido”, diz Limbert. “Ninguém jamais pôs os pés dentro de Son Doong até 2009… e esta última descoberta mostra que ainda há muitas coisas para descobrir neste planeta. É realmente emocionante”.

Descobrindo a caverna

Uma das maravilhas naturais mais preciosas do mundo, Son Doong foi inadvertidamente descoberto por Ho Khanh, residente do Vietnã, em 1990. “Enquanto caçava na selva, Khanh se deparou com a abertura. Ele sentiu uma rajada de vento e ouviu a pressa de um rio dentro. Mas depois que ele saiu, ele não conseguiu encontrá-lo novamente, porque estava cercado de folhagem”, diz Limbert, que fazia parte da equipe da British Cave Research Association (BCRA), que foi a primeira a colocar os pés dentro de Son Doong. “Khanh passou muitos anos tentando redescobrir a boca desta caverna e, finalmente, em 2009, ele nos levou até lá. Percebemos imediatamente que era importante”.

Depois que o BCRA explorou e mediu a caverna, eles a proclamaram a maior do mundo em 2010 – tão grande que você poderia encaixar um bloco de Nova York com arranha-céus de 40 andares, de acordo com as estimativas de Oxalis.

Dentro da imensa caverna de calcário, existem vários microclimas e diferentes cenários, incluindo duas selvas, possibilitadas por dolinas – aberturas criadas por tetos desmoronados – onde a luz solar entra. “Até agora só exploramos cerca de 30% do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, então há muito mais a ser descoberto”, diz Limbert.

Aberta aos turistas em 2013, a caverna do rio de três milhões de anos é facilmente um dos lugares mais bonitos da Terra. “As pessoas adoram porque nunca fizeram nada parecido antes”, diz Limbert. “Obviamente, você tem incríveis estalactites e as maiores estalagmites do mundo (até 80 metros de altura). Elas são espetaculares.”

Para explorar, os viajantes devem reservar uma excursão guiada através de Oxalis. De travessias de rios a trilhas na selva e subida a “Grande Muralha do Vietnã”, de 80 metros de altura, a acampamentos noturnos, a experiência de quatro dias percorre 25 quilômetros de trilhas na selva e nove quilômetros dentro das cavernas.

“Definitivamente não é apenas um passeio. Há muitas travessias de rios, selvas soberbas, montanhas e penhascos ao redor, além de muita vida selvagem… como pássaros e macacos, que são endêmicos nesta área”, diz Limbert. “Muitas pessoas acham o cenário tão espetacular quanto a própria caverna”.

É certamente um desafio físico, mas Limbert diz que a caminhada é acessível para qualquer um que esteja razoavelmente em forma e não se importe em ficar enlameado.

Na selva

Os primeiros 1,5 dias são gastos em caminhadas pela Hang En Cave – a terceira maior caverna do mundo – para chegar a ultra-remota Son Doong. Os das seguintes são gastos explorando as paisagens do outro mundo desta caverna notável, dormindo em um acampamento diferente a cada noite. Entre os muitos destaques da viagem, Limbert diz que há uma experiência em particular em que todo mundo fica “louco”.

“Há uma passagem que tem belos fósseis de 400 milhões de anos. Pegamos viajantes para ver esses fósseis e, quando você está lá embaixo, no escuro, há um lugar onde você pode nadar”, diz Limbert. “Todo mundo adora a experiência de nadar no escuro na caverna – é uma experiência realmente incomum”.

Disponível de janeiro a agosto, as viagens de US$ 2.990 são limitadas a apenas 10 pessoas por vez, com um máximo de 1.000 viajantes por ano. Acompanhando cada grupo está uma equipe de apoio forte de 27 pessoas, incluindo carregadores, cozinheiros, assistência de segurança, guias treinados pelo BCRA.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação