TECNOLOGIA 5G

Tudo que você precisa saber sobre 5G

Tecnologia pode acelerar a revolução da Internet das Coisas (Foto: Pixabay)

Assim como aconteceu com a evolução do 3G para o 4G, o salto para a quinta geração de internet móvel, a chamada tecnologia 5G, resultará, entre outros benefícios, em conexões mais velozes e transferências de dados (latência) mais rápidas.

O avanço será um grande impulso para empresas, gamers, livestreamers e muito mais. A novidade também pode representar um grande salto em outras áreas, visto que, como o 5G é muito mais rápido que o 4G, poderiam surgir novos tipos de serviços.

Claro, também há desvantagens. Para aproveitar os benefícios do 5G, é necessário ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. E os especialistas em privacidade estão preocupados que o 5G possa ajudar as autoridades a rastrear movimentos considerados suspeitos de forma a violar direitos. No entanto, outras teorias referentes a danos à saúde gerados pelas redes 5G, que circulam online, não têm base científica.

O que é 5G?

É uma nova tecnologia de rede móvel. Ela pode transmitir dados muito mais rapidamente do que o 4G, que muitos de nós usam para se conectar à internet hoje. Mas também requer que cidades criem um número muito maior de pequenas células, ou transmissores de curto alcance, para fornecer a mesma cobertura geográfica que a 4G.

O que isso significa para mim?

O 5G promete trazer velocidades mais rápidas e latência mais baixa – o tempo que leva os dados para ir e voltar – o que significa que os aplicativos e serviços que você usa, como bate-papo por vídeo e jogos para dispositivos móveis, serão muito mais rápidos.

Quanto mais rápido é o 5G?

As redes 5G serão cerca de 20 vezes mais rápidas que as redes 4G, o que significa que você pode baixar o filme Avengers: Endgame no tempo que o vilão Thanos leva para estalar os dedos. A latência pode ser tão baixa quanto 1 milissegundo (ms), em comparação com os 50ms da rede 4G.

Vou precisar de um novo telefone para usar o 5G?

Sim. Fabricantes de smartphones como a Samsung e a Motorola já estão lançando aparelhos compatíveis com a rede 5G, e a Apple deve seguir o exemplo em breve. Você ainda pode usar seu smartphone atual em redes 4G até estar pronto para atualizar.

Quem mais se beneficiará do 5G?

A tecnologia tem potencial para acelerar a revolução da Internet das Coisas. Ela pode revolucionar as empresas desde a agricultura até a manufatura. Proprietários de fábricas poderiam usá-la para controlar seus robôs. Os agricultores poderiam usá-la para manter o controle de tratores inteligentes autônomos. As montadoras veem isso como uma tecnologia-chave para carros autônomos, ajudando esses veículos a “conversarem” uns com os outros sobre as condições da estrada, riscos e muito mais. E, como outras tecnologias inovadoras anteriores, a 5G promete lançar uma onda de novas startups e serviços inovadores que não podemos prever.

Há alguma desvantagem para o 5G?

Os defensores da privacidade preocupam-se com o fato de que o 5G poderia facilitar o rastreamento do paradeiro de uma pessoa com precisão, à medida que seu telefone se conecta a várias células. Eles também têm preocupações sobre o seu potencial para aprimorar significativamente a tecnologia de reconhecimento facial. No entanto, as teorias da conspiração que circulam online, associando os sinais 5G ao câncer, não têm base científica.Time

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação