BRASIL ACIDENTE

Bolsonaro visita Brumadinho e diz que "cobrará justiça"

EFE/Isac Nobrega

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou de helicóptero neste sábado a área atingida pelo rompimento da barragem da mineradora Vale e afirmou que o governo "cobrará justiça" diante da tragédia, que deixou pelo menos nove pessoas mortas e cerca de 300 desaparecidos.

"Difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho, para o bem dos brasileiros e do meio ambiente", escreveu Bolsonaro no Twitter.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove mortes foram contabilizadas até o momento, depois do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão que arrasou a região com diversos imóveis e onde trabalhavam mais de 400 pessoas da Vale.

Apesar de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ter declarado ontem à noite que a possibilidade de encontrar sobreviventes é mínima, os bombeiros informaram que estão trabalhando para resgatar 15 famílias que estão incomunicáveis.

Ao sobrevoar a região, a Agência Efe constatou a presença de várias pessoas presas no lamaçal e que pediam ajuda.

Equipes de resgate informaram hoje que localizaram um ônibus no qual aparentemente viajavam funcionários da Vale no momento do desastre, mas que a possibilidade de encontrar sobreviventes é pequena. Elas também admitiram que o número de vítimas provavelmente será maior do que o do desastre de Mariana, há três anos, quando uma represa da mineira Samarco, que também tem participação da Vale, causou a morte de 19 pessoas naquela que foi considerada a maior catástrofe ambiental do Brasil.

Amigos e familiares dos desaparecidos se concentram desde ontem em um hospital de campanha em Brumadinho na busca por informações, enquanto grupos de psicólogos oferecem ajuda. O governo federal criou um gabinete de crise diante da magnitude dos fatos e enviou uma equipe de ministros para o local.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que no governo de Bolsonaro não "existe nenhum projeto para aliviar" as licenças ambientais e expressou a intenção de revisar a legislação.

"É necessário revisar a legislação ambiental para tirar as coisas simples e aprofundar nas questões mais complexas, de mais risco, para que as equipes possam se dedicar ao que tem mais potencial de risco, como as represas", disse Salles. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação