CANADÁ LIVRO

Livro aponta que nazismo cogitou migrar para a América do Norte

O autor do livro trabalhou diretamente para o Terceiro Reich e utilizou dados dos anos 1930 (Foto: Twitter/@LibraryArchives)

Um exemplar de um livro raro, que já pertenceu a Adolf Hitler, foi adquirido pela Biblioteca e Arquivos do Canadá – instituição dedicada a preservar a memória do país. Segundo acadêmicos, a obra indica planos do Terceiro Reich para perseguir judeus na América do Norte.

O livro raro, do qual restam apenas poucos exemplares, foi comprado no ano passado e apresentado ao público na última quarta-feira, 23. Segundo os curadores, a aquisição vai ajudar a preservar uma parte crítica da história canadense e chega num momento em que o antissemitismo cresce no país, junto com a negação do Holocausto.

Publicado em 1944 pelo alemão Heinz Kloss, “Estatísticas, Mídia e Organizações de judeus nos Estados Unidos e no Canadá” é um perturbador e minucioso catálogo dos judeus que residiam em ambos os países. A obra é um vislumbre dos planos nazistas, caso o regime ganhasse controle sobre o continente americano.

“[O livro] evidencia que o Holocausto não foi um evento europeu – foi um evento que não teve a oportunidade de se espalhar para além Europa. Isso nos lembra que conflitos e tragédias humanas que pareciam distantes poderiam encontrar seu caminho para a América do Norte”, disse Michael Kent, curador da instituição.

Historiadores acreditam que o livro era parte do acervo da biblioteca de Hitler em seu refúgio nos Alpes bávaros, mas teria sido levado por soldados aliados que estiveram no local após a derrota nazista.

O autor do livro, que trabalhou diretamente para o Terceiro Reich, utilizou dados dos anos 1930 extraídos de seus amplos contatos com simpatizantes do nazismo, para classificar os judeus residentes no Canadá por sua origem étnica e linguística.

“Eu acho que isso é parte dos horrores da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto – reconhecendo o quanto de esforço intelectual foi colocado em vigor pelos perpetradores”, disse Kent.

O livro será exibido publicamente no sábado, 26, em comemoração ao Dia Internacional da Lembrança do Holocausto e passará a compor o arquivo permanente do arquivo canadense, que tem mais de 22 milhões de livros.

O livro destaca os planos nazistas para uma eventual presença na América do Norte. Um ano antes da publicação, os alemães estabeleceram uma estação meteorológica na província canadense de Terra Nova e Labrador, no leste do país. Também existem diversas histórias de guerra no leste do Canadá, onde submarinos alemães avançaram pelo rio São Lourenço.

Kent compara a nova aquisição da biblioteca ao Livro Negro, que tinha uma lista de residentes britânicos identificados como alvos em potencial, no caso de uma invasão bem-sucedida do nazismo no Reino Unido.

Segundo Kent, enquanto alguns memoriais do Holocausto nos Estados Unidos se recusam a adquirir certas obras sobre o nazismo, a atribuição do arquivo canadense é preservar e documentar itens que são importantes para a história do país.

A aquisição do livro pelo arquivo nacional canadense ocorre em um momento crucial. Acadêmicos alertam para o aumento da ignorância entre canadenses em relação ao Holocausto.

Na última quinta-feira, 24, editora de um blog de Toronto chamado Your Ward News foram considerados culpados de crime de ódio por sua representação de mulheres e figuras judaicas. O juiz considerou as publicações como uma “promoção incansável do ódio”.

O veredicto vem na esteira de um estudo que apontou que mais da metade dos adultos canadenses não sabiam que mais de 6 milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto.

“Ainda estou lutando contra os nazistas e os supremacistas brancos de maneiras que nunca sonhei que estaria fazendo na aposentadoria. Quando entro nas escolas, vejo jovens que não aprenderam as lições do passado “, disse Bernie Farber, presidente da Canadian Anti-Hate Network, que combate o discurso de ódio.

Ele espera que uma educação melhor – incluindo a aquisição do livro pelo arquivo – possa combater a tendência “absolutamente horrível” de ignorância entre os jovens canadenses.

“Eu não quero que obras sobre nazismo caiam nas mãos dos neonazistas. Eu quero essa informação caia nas mãos de centros de Holocausto, museus e arquivos ”, disse ele. “É lá que eles pertencem, é onde eles podem ser estudados e é aí que as lições serão aprendidas”, diz Farber.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação