TECNOLOGIA ROBÔ

Amazon testa robô que faz entrega em domicílio

O robô do tamanho de um pequeno frigobar é equipado com seis rodas (Foto: Amazon)

O sistema de entrega de encomendas com drones da Amazon ainda está em fase de testes, mas a empresa está testando um robô que faz entregas nas casas dos clientes em Snohomish County, Washington, EUA.

O robô Scout foi desenvolvido no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa em Seattle. Segundo Sean Scott, vice-presidente da Amazon Scout, o robô do tamanho de um pequeno frigobar é equipado com seis rodas, que lhe permite andar nas calçadas em ritmo de caminhada. O robô foi projetado para se desviar com segurança de obstáculos, como pedestres e animais de estimação.

“No início os robôs serão acompanhados por um funcionário da Amazon para evitar qualquer contratempo”, escreveu Scott em um blog.

Em 2013, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciou o desenvolvimento do Prime Air, um sistema de entrega de encomendas com drones. A notícia foi recebida com ceticismo e muitos viram nela uma jogada de marketing da empresa por ter sido anunciada na véspera do maior dia de compras online com descontos do ano, o Cyber ​​Monday.

Na verdade, ao longo dos cinco anos de estudos e testes, a empresa fez apenas um teste bem-sucedido com dois clientes no Reino Unido, que moravam em casas com grandes jardins onde o drone pousou. O sucesso do teste também pode ser atribuído ao fato de as casas serem próximas de um depósito da Amazon e as encomendas pesarem menos de 2,6 kg.

Enquanto isso, diversas start-ups desenvolveram sistemas de entrega de pequenas encomendas e pedidos de comida com robôs.

A Starship Technologies, uma start-up criada em 2014 por dois fundadores do Skype, desenvolveu o projeto de um robô com capacidade de carregar até 18 kg e autonomia para realizar entregas em até 3 km de distância.

Um porta-voz da Starship deu boas-vindas ao projeto da Amazon, com um comentário seco: “A partir de 2015, começamos a fazer testes com nossos robôs. Em abril de 2018, os robôs começaram a ser usados na empresa Intuit em Mountain View, Califórnia. Nesse período, muitas outras empresas desenvolveram projetos semelhantes. A Amazon é a mais recente a entrar nesse mercado.”The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação