CASO HUAWEI 1

Vodafone suspende instalação de equipamentos da Huawei

Apesar da pausa, executivo acredita que uma ‘proibição geral’ causaria ‘atraso significativo’ (Foto: Flickr/JohnKarak)

A Vodafone, segunda maior empresa de telefonia celular do mundo, vai suspender parte da implementação de equipamentos de tecnologia da empresa chinesa Huawei. O anúncio foi dado na sexta-feira, 25. O motivo seriam as inúmeras suspeitas de que a companhia da China estaria envolvida em casos de espionagem.

Segundo Nick Read, executivo-chefe da Vodafone, as compras de equipamentos de rádio continuarão enquanto a instalação de redes 4G prosseguem, à medida que a empresa se prepara para a tecnologia 5G. No entanto, os novos equipamentos da Huawei serão mantidos fora do “núcleo”, que seria a parte mais importante da rede.

A intenção da Vodafone seria amenizar a preocupação em relação à segurança envolvendo a Huawei. Com equipamentos da empresa chinesa fora do núcleo dos aparelhos, as possibilidades de espionagem seriam reduzidas. A iniciativa da empresa de telefonia acompanha um movimento global, no qual alguns países, como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, estão impedindo a companhia chinesa de entrar no mercado de acesso via rádio.

“Precisamos obter os fatos sobre a mesa e deixar claro qual deve ser o plano de ação”, destacou Read, que explicou que as investigações sobre a Huawei ainda estão no início. No entanto, a suspensão preventiva ocorre devido ao “barulho” que está sendo feito em torno da empresa chinesa.

“Devido a isso, decidimos pausar a implementação de equipamentos da Huawei em nossa rede enquanto vamos nos engajar com várias agências e governos e com a Huawei para acertarmos a situação. Eu sinto que a Huawei está realmente aberta e trabalhando duro”, afirmou Read, segundo a agência de notícias Reuters.

Apesar da suspensão, Read mostrou confiança na Huawei. Para o executivo, uma “proibição geral” iria causar um “atraso significativo” no lançamento das redes 5G. A empresa chinesa é uma importante parceira comercial da Vodafone, visto que só existem três fornecedores significativos no mercado de telecomunicações em todo o mundo – Huawei, a sueca Ericsson e a finlandesa Nokia.Financial Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação