CHINA PESQUISA POLÊMICA

Cientista chinês que editou genes de bebês é demitido de universidade

nvestigadores disseram que Jiankui 'realizou a pesquisa ilegalmente para conseguir fama pessoal e lucro' (Fonte: Reprodução/Pixabay)

A Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China anunciou nesta segunda-feira, 21, a demissão do cientista He Jiankui, que gerou muita polêmica após declarar, no ano passado, que editou os genes de duas bebês para torná-las imunes ao vírus HIV.

Também nesta segunda investigadores disseram que Jiankui “realizou a pesquisa ilegalmente para conseguir fama pessoal e lucro” e confirmaram que uma outra mulher está mesmo grávida de um bebê editado geneticamente, conforme já havia sido anunciado pelo cientista.

Em nota, o governo chinês afirmou que o cientista será punido por violações da lei. He Jiankui teria elaborado uma avaliação ética e atribuído a autoria do texto a outras pessoas. “He evitou a supervisão, arrecadou fundos e organizou especialistas por sua conta para realizar a pesquisa sobre edição genética de embriões humano com fins reprodutivos, algo que é proibido pela lei chinesa. Esse comportamento viola seriamente a ética e a integridade da pesquisa científica, está em séria violação de regulamentações nacionais relevantes e cria uma influência perniciosa domesticamente e fora do país”, destacou o governo.

O caso começou a ser investigado no fim de novembro do ano passado, logo após o cientista ter anunciado a pesquisa. Os experimentos foram suspensos pelo governo chinês.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação