ARGENTINA BRASIL

Argentina trava licenças de importação e aumenta tensão com Brasil

© Getty Images

A Argentina tem colocado barreiras para emitir licenças de importação de produtos brasileiros. O assunto já é tratado por técnicos do governo Jair Bolsonaro como o maior foco de tensão na relação comercial com a administração do peronista Alberto Fernández.

Os argentinos têm retardado a emissão das chamadas licenças não automáticas de importação, quando a entrada do produto no país precisa de uma autorização mais burocrática para ser tramitada.

As regras da OMC (Organização Mundial de Comércio) estabelecem um prazo máximo de 60 dias para que a autorização seja processada.

Porém, no fim de junho, o Itamaraty já contabilizava 112 casos em que os argentinos superaram esse limite, de um total de 234 pedidos que aguardavam liberação.

Além do mais, interlocutores no governo disseram à reportagem que em algumas ocasiões Buenos Aires demorou até 90 dias para dar uma resposta às solicitações de importadores.

"Há clara percepção, com base nas informações que recebemos do setor produtivo, de que os casos de atraso aumentaram desde o início deste ano", afirma o Itamaraty em nota.

"O Ministério das Relações Exteriores vê com crescente preocupação o aumento do número de atrasos na concessão de licenças não automáticas de importação pela Argentina. Casos pontuais, parecem ter-se convertido, nos últimos meses, em prática sistemática", diz a chancelaria brasileira. FOLHAPRESS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação