Estudo relaciona falta de hormônio na gravidez a crianças ruins de matemática


Um estudo feito por cientistas holandeses do VU University Medical Centre, Amsterdã, aponta que ter baixos níveis de tiroxina (hormônio produzido pela glândula tireoide) durante a gestação influencia negativamente o desempenho de uma criança em matemática, nos seus primeiros anos na escola. Também conhecida como T4, a tiroxina tem a função de estimular o metabolismo das células do corpo.

Em um experimento, os cientistas registraram o nível do hormônio em 1.196 mulheres na 12ª semana de gravidez e, posteriormente, acompanharam as crianças do nascimento até os cinco anos de idade. Ao longo do estudo, os pesquisadores analisaram as notas obtidas pelas crianças em línguas e aritmética. Aquelas cujas mães apresentaram baixo nível de tiroxina durante a gestação tinham notas abaixo da média em aritmética. Contudo, não ouve diferença nas notas em línguas.

“Ainda é preciso saber se isso persiste na idade adulta. Continuaremos a monitorar essas crianças para responder a isso. É possível que essas crianças possam se beneficiar de suplementos hormonais para melhorar seu desenvolvimento cerebral quando ainda estão no útero”, disse Martijn Finken, líder do estudo.

Os resultados do estudo foram divulgados durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, em Dublin, na Irlanda.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação