Vem aí um novo método para medir pobreza no Brasil


O governo Dilma Rousseff deve anunciar nos próximos meses uma nova maneira de as agências de estatísticas do Estado determinarem quantos pobres existem no Brasil.

O método atual para definir quem está acima e quem está abaixo da linha da pobreza no Brasil leva em conta apenas a renda, individual ou familiar. A ideia é que outras variáveis, como acesso à educação e saneamento básico e a compra de bens, passem a integrar o cálculo.

A informação foi dada na terça-feira, 18, pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, justamente após um evento com especialistas de todo o mundo em medição da pobreza.

Hoje é oficialmente pobre no Brasil quem tem renda mensal abaixo de R$ 77 e é miserável aos olhos do Estado quem está abaixo da “linha monetária” de R$ 154. Esses números servem, por exemplo, para definir a distribuição do Bolsa Família.

A mudança de método para definir pobreza e miséria não necessariamente implicaria na mudança deste procedimento de escolha dos beneficiários dos programas sociais do governo.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação