APPLE PRIVACIDADE

Cofundador da Apple defende que usuários paguem por privacidade
© Getty Steve Wozniak, cofundador da Apple, defendeu nesta quarta-feira (20) um modelo digital em que usuários tenham a opção de pagar uma quantia mensal para empresas não usarem seus dados para monitoramento de hábitos ou para fins de publicidade. "Eu forneço dados sobre minha vida, sobre o que estou fazendo, onde estou indo, quem estou vendo. Isso deveria ser privado. Esses são meus dados. Me dê um preço a pagar, me deixe pagar algum dinheiro por mês e você não irá me rastrear", disse Wozniak em palestra virtual promovida pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias). "Eu pagaria por isso. Por que ainda não existe?" Essa ideia, que ficou conhecida como pagamento por privacidade, é ventilada há alguns anos na comunidade técnica de internet, à medida que as companhias de tecnologia passaram a lucrar como nunca e, ao mesmo tempo, protagonizar escândalos com o uso e compartilhamento indevido de dados. O modelo de pagar por privacidade é, ironicamente, criticado pela EFF (Electronic Frontier Foundation), entidade de defesa dos direitos na internet financiada por nomes como Wozniak. A organização se opõe a essa dinâmica porque argumenta que ela criaria uma divisão entre quem pode e quem não pode pagar por privacidade e transformaria um direito em uma moeda de troca num sistema sem lastro. O caminho, segundo defesa da ativista Hayley Tsukayma, seria regulação forte e homogênea a todas as companhias.FOLHAPRESS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação