NA CIDADE UNIVERSITÁRIA III - Música no Bettina


Usuários do Hospital Bettina são premiados com som de violino

O Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), volta a ser palco de atração artística do projeto "A Música como Instrumento de Ação Social". O convidado é o aluno de Licenciatura Plena em Música da UFPA, Mauro Coutinho, que faz apresentação de violino nesta quinta-feira, dia 10, às 10h, pacientes, cuidadores, familiares e equipe multiprofissional do HUBFS. O repertório escolhido oferece música popular brasileira e clássica.

Mauro Coutinho tem 21 anos e é um dos voluntários do projeto. "A Música como Instrumento de Ação Social” acontece há três meses e realiza apresentações artísticas com objetivo de levar a música ao ambiente hospitalar e "quebrar" o clima de espera do espaço tanto para os usuários quanto para os servidores.

Coutinho se apresenta pela segunda vez no HUBFS e diz que “tocar é ajudar a melhorar o sofrimento das pessoas e ter como retribuição um simples gesto de alegria”. Ele realiza um trabalho semelhante ao que é desenvolvido pelo projeto "A Música como Instrumento de Ação Social" em organizações não governamentais, asilos e hospitais. “A apresentação no Bettina Ferro é mais uma experiência enquanto pessoa e futuro profissional da música”, diz o artista.

Projeto - O projeto apresenta o Hospital Bettina como campo de atuação, tendo a música como estratégia de humanização junto aos servidores, usuários e familiares. O entendimento da coordenação é que a ação permite contribuir para a inserção da música no espaço hospitalar e propiciar um bem estar para o público alvo contribuindo para melhorar o quadro clínico do paciente.

A iniciativa é vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). A Fundação Curro Velho, o Grupo de Performance de Teatro “UFPA em Cena", o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa), Nova Acrópole e banda Chuvas e Cataventos são alguns parceiros que já se apresentaram no projeto.

Texto: Cleide Magalhães e Edna Nunes – Ascom/HUBFS/UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação