ISRAEL
Hutis dispararam míssil contra aeroporto à chegada de Netanyahu
© Getty Images
Os rebeldes iemenitas Hutis afirmaram ter disparado um míssil balístico contra o Aeroporto Internacional Ben-Gurion,em Israel,um dia após o assassinato de Hassan Nasrallah, líder do movimento islâmico armado libanês Hezbollah, que é seu aliado.
Segundo a Al Jazeera, o porta-voz militar do grupo, Yahya Saree,disse que foi lançado um ataque contra o aeroporto, durante a chegada do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Não há registro imediato de danos ou vítimas.
"A operação foi levada a cabo com um míssil balístico 'Palestina 2'", declarou o porta-voz.
“As forças armadas iemenitas - juntamente com todo o povo honrado e livre da nação - continuam a responder aos crimes do inimigo israelita,e não hesitarão em aumentar o nível de escalada em resposta às exigências do palco e participar na defesa de Gaza e do Líbano",acrescentou, defendendo que estas "operações só cessarão após a cessação da agressão contra Gaza e Líbano".
Num vídeo que tem estado a ser amplamente divulgado nas redes sociais é possível ouvir as sirenes a tocar no aeroporto e várias pessoas a correr.
️Israeli Ben Gurion Airport after sirens sounded as a result of a missile launch from Yemen. pic.twitter.com/ssAp3e4MWK
— Yemen News (@YemenNews41) September 28, 2024
Anteriormente, o exército de Israel havia informado que tinha sido interceptado um míssil disparado do Iêmen,que acionou sirenes de alerta no centro do país.
"As sirenes soaram no centro de Israel devido a um míssil disparado do Iêmen em direção ao território israelita", afirmou o exército, em comunicado,acrescentando mais tarde que o míssil foi intercetado pelo sistema de defesa antimíssil.
Segundo os rebeldes huthis,este míssil lançado do Iêmen estava preparado para explodir quando o primeiro-ministro de Israel regressava ao país vindo de Nova York, onde participou na Assembleia-Geral da ONU.
O líder dos huthis, Abdul Malik al-Huthi, apareceu na televisão iemenita para explicar que o projétil foi lançado meia hora antes do avião de Netanyahu aterrar
no Aeroporto Internacional Ben-Gurion de Telaviv.
Abdul Malik al-Huthi prometeu que a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, "não será em vão".
"Estes grandes sacrifícios não serão em vão",afirmou o líder dos huthis, que ordenou "melhorar os resultados" dos ataques de mísseis e 'drones' contra Israel.
NMBR
Comentários
Postar um comentário