Os custos dos seguros dos carros dos presidenciáveis


A essa altura você já deve saber muitas coisas sobre os candidatos à presidência das Eleições 2014, mas provavelmente nunca parou para pensar no preço que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) pagam no seguro de seus carros.

A corretora online Bidu.com.br simulou o valor médio pago no seguro dos veículos declarados pelos candidatos no sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dilma possui um Fiat Tipo, avaliado em 30.642 reais, que é o preço do carro na época da compra. Já o carro de Aécio é um um Land Rover Freelander, comprado por 166.500 reais. Os veículos não são os mesmos usados nos compromissos de campanha.

O resultado mostra que o preço seguro do carro da petista equivale a 43% do valor do seguro do tucano.
Apesar do carro de Dilma ter um valor de mercado muito inferior ao de Aécio, seguros de carros antigos podem ser caros porque o preço não é formado apenas a partir do valor que a seguradora pagaria se o veículo fosse roubado que seria de 6.106 reais, no caso de um Tipo, ano 1996 (dados da Tabela Fipe).

O preço da apólice baseia-se também nos custos que a seguradora pode ter com consertos do carro, que acabam sendo mais caros para modelos antigos, tanto pela maior incidência de problemas, quanto pela maior dificuldade de encontrar peças antigas para reposição.

Já o seguro do Land Rover de Aécio é mais caro principalmente porque o valor do carro é alto. O custo da seguradora para repor o preço do carro em um eventual roubo ou acidente seria de algo como 139 mil reais, que é o preço de uma das versões mais básicas do Land Rover 2012, segundo a Tabela Fipe.

Além disso, o custo com reposições de peças e consertos são mais elevados já que carros mais sofisticados têm peças mais caras e os serviços de reparos podem ser mais complexos.exame


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação