NA CIDADE UNIVERSITÁRIA III -Mais do que uma marcha...Uma luta


Marcha na UFPA lembra Dia Mundial de Doenças Raras

O Dia Internacional de Doenças Raras é lembrado no próximo dia 28. Na data que o antecede, sexta-feira, 27, o Serviço de Desenvolvimento e Crescimento – Caminhar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), junto às associações de pacientes de Síndrome de Williams e de Fibrose Cística e Grupo de Neurofibromatose, realiza uma caminhada na UFPA para marcar a data. O evento começa às 8h30, com saída da Prefeitura da UFPA, no campus básico do Guamá, e segue pela orla universitária até o Vadião, onde termina com uma confraternização envolvendo profissionais, pacientes e familiares.

Ainda na sexta-feira, 27, às 14h, a programação continua no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Básico da UFPA, com reunião do Grupo de Trabalho de Doenças Raras do Estado do Pará. O grupo é articulado pelo Bettina Ferro, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Santa Casa de Misericórdia do Pará e outras instituições de saúde. O objetivo é trocar experiências vividas pelas organizações que atendem vítimas de variação genética, responsáveis pelo surgimento de doenças raras, como a Mucopolissacaridose, Síndrome de Williams, Neurofibromatose, Distrofia Muscular e outras.

“Para a reunião cada participante trará um pouco da sua experiência no acompanhamento multidisciplinar dos pacientes com doenças raras, assim como suas perspectivas futuras para o atendimento integral dessas pessoas na busca de oferecê-la melhor qualidade de vida. O que pretendemos é nos reunir para sistematizarmos nossas ações, conforme prevê a Portaria 199/2014, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o atendimento integral de pacientes de doenças raras”, explica a coordenadora do Caminhar, a geneticista Isabel Neves.


Texto: Edna Nunes – Ascom/HUBFS/UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação