Em busca do super-humano

Neuroprótese testada em ratos cegos poderá criar senso extra de localização nas pessoas


Um experimento realizado na Universidade de Tóquio poderá ajudar no tratamento da cegueira ou até mesmo dar um poder extra às pessoas no que diz respeito à noção de localização. Trata-se de uma neuroprótese, que cria uma espécie de mapa mental no cérebro, que foi implantada em ratos cegos durante experimentos em um labirinto.

Os resultados demonstram que os ratos poderiam rapidamente aprender um sentido completamente antinatural por meio de sinais geomagnéticos enviados aos seus cérebros. Isso levanta a possibilidade de que os seres humanos poderiam fazer o mesmo.

“Acredito que os seres humanos poderão expandir seus sentidos através de sensores artificiais para ondas geomagnéticas, ultravioletas, ondas de rádio, ultrassônicas, etc.”, afirma Yoju Ikegaya, o líder do projeto. E a pergunta que se torna inevitável é: será que no futuro a tecnologia permitirá ao ser humano perceber toda a gama de energia que naturalmente não pode ver nem escutar? Será que passaremos a nos comunicar de outra forma por conta disso?

A prótese utilizada no caso dos ratos é formada por uma bússola geomagnética - similar ao chip encontrado em muitos dispositivos móveis - e dois eletrodos conectados ao córtex visual, que é a área do cérebro que processa a informação visual recebida. O estímulo do cérebro permite aos ratos compor um mapa mental de seus arredores sem a necessidade de sinais visuais. Após dois dias e 60 testes em labirintos, os ratos cegos já podiam resolver o labirinto tão rapidamente quanto os com visão normal.New Scientist


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação