Cientistas descobrem o motivo pelo qual a Terra está zumbindo


Apesar de ser praticamente impossível para os homens percebê-lo, há um zumbido constante de baixa frequência reverberando por todo o planeta Terra. Não se trata de um tremor, mas de um som contínuo, como um murmúrio, ou como as vibrações que deixa um sino após ser golpeado com força. E, segundo um estudo recente publicado pela revista Geophysical Research Letters, essa atividade denominada “microssísmica” é originada em grande parte pelas ondas do mar.

Os pesquisadores já suspeitavam que as ondas marítimas poderiam ser as responsáveis pelo zumbido terrestre, de modo que propuseram dois mecanismos para explicar as causas da atividade “microssísmica”: as imensas e profundas ondas submarinas que se propagam ao longo do leito oceânico e a interação dessas ondas ao se chocarem.

No entanto, nada poderia explicar o espectro completo das vibrações registradas por vários sensores sísmicos. Este alcance vibratório vai dos mais enérgicos “microssismos”, com ciclos de 3 a 10 segundos, até os que verificam ciclos sísmicos mais prolongados, de 13 a 30 segundos.

Uma equipe de pesquisadores franceses, coordenada por Fabrice Ardhuin, do Laboratório de Oceanografia Espacial pensou que, possivelmente, os dois tipos de ondas sísmicas poderiam justificar o constante zumbido do planeta. Dessa forma, eles combinaram dois métodos em um mesmo modelo para comprovar que as ondas do mar, quando se chocam, podem gerar ondas sísmicas que levam 13 segundos ou menos para completar sua modulação. Enquanto isso, as ondas do mar que se movem pelas cristas e pelo leito oceânico podem causar oscilações sísmicas com um alcance frequencial mais prolongado.iflscience!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação