Nasa registra imagem colorida de Plutão


A Nasa (Agência Espacial Americana, da sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira a primeira imagem a cores de Plutão e Caronte, a maior lua do planeta. O registro foi feito pela sonda New Horizons, que está a 115 milhões de quilômetros do planeta-anão, distância aproximada de Vênus até o Sol.

A imagem não tem resolução suficiente para mostrar detalhes dos dois corpos celestes, mas é um marco para a missão, que dura quase 10 anos. Com ela, a Nasa espera fazer o reconhecimento de nove planetas do Sistema Solar, sendo anões ou não.Desde que a Voyager 2 enviou imagens de Netuno, no fim dos anos 1980, a Nasa não divulgava uma imagem captada tão de perto dos planetas mais distantes do Sistema Solar.

A New Horizons deverá fazer um sobrevoo pelo sistema do planeta-anão em meados de julho, quando a sonda passará a 12,5 mil quilômetros da superfície do planeta-anão, coletando possíveis dados inéditos sobre ele e suas luas.Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar e o mais longínquo do Sol, mas foi reclassificado como planeta-anão em 2006.NASA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação