NO PARÁ DO AÇAÍ...A CARTA DE MANAUS


'CARTA DE MANAUS' PREGA PACTO PELA GOVERNABILIDADE

Olha quem está falando

A “Carta de Manaus”, documento final do 11º Fórum dos Governadores da Amazônia, ocorrido nesta sexta-feira (24), em Manaus (Amazonas), traz entre um de seus pontos o mesmo tom que já havia sido abordado na abertura do evento: a necessidade do trabalho entre o conjunto dos governadores do país com o governo federal para elaborar propostas e medidas urgentes para o enfrentamento da crise econômica, que tem reflexos no campo político e institucional. O governador Tião Viana, do Acre, informou que a presidente Dilma Rousseff começou a convidar os governadores para uma reunião, que deve ser ocorrer no fim deste mês.

A “Carta de Manaus” foi assinada no fim da tarde pelos nove governos estaduais que compõem a Amazônia Legal. No encontro, o Pará recebeu o indicativo de ser sede do próximo Fórum dos Governadores, em data ainda a ser definida.

Durante o encontro, os governadores acabaram alterando o rumo dos debates, uma vez que os desafios regionais na oferta de serviços públicos nos Estados estão diretamente ligados à resolução da crise que afeta o país. “Os Estados dependem das transferências constitucionais federais para manter diversos serviços, como a saúde e a educação básica, por exemplo”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino.

O governador do Pará, Simão Jatene, também considera que as questões regionais sejam importantes, mas “elas estão subordinadas ao redesenho desta questão nacional e que hoje preocupa todo país”, disse. “Houve um consenso entre os governadores da gravidade do momento que o país está atravessando, da crise econômica que está aí e a crise política que retroalimenta essa crise e vice-versa. Por isso, há o entendimento de que os governadores não poderiam ficar apenas como espectadores. A questão é constribuir para construir, de forma suprapartidária e coletiva. Nesse sentido, os governadores tiveram uma posição clara no sentido de que é preciso buscar e convidar todos os governadores para formar um colegiado e que se defina um programa de ajuste fiscal que leve à superação da crise e a retomada do crescimento econômico da sociedade brasileira”, completou o governador paraense.Agência Pará de Notícias



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação