ARTE QUADROS FAMOSOS

Cinco histórias de quadros famosos

Quadro de Trasila do Amaral é carro-chefe do acervo do museu Malba, em Buenos Aires (Foto: Pixabay)

“Mona Lisa”

O famoso quadro de Leonardo da Vinci está no Museu do Louvre, na França, desde o fim do século 18. Em 1911, contudo, o quadro sumiu de lá. A suspeita recaiu sobre Pablo Picasso e o poeta Apollinaire, que estiveram envolvidos num furto de esculturas do museu. A culpa não foi comprovada. O quadro só foi encontrado dois anos depois. Um operário italiano que trabalhava no Louvre foi o responsável e tentou vender o quadro na Itália.

“Autorretrado com orelha cortada”

Este quadro, pintado em 1889, é um autoretrato de Van Gogh, que em 1888, cortou parte da sua orelha esquerda e entregou a uma prostituta em Arles, onde dividia um ateliê com Paul Gauguin. Este quadro mostra o desequilíbrio de Van Gogh com a partida do amigo.

“Abaporu”

O nome deste quadro, pintado em 1928 por Tarsila do Amaral, significa homem que come gente em tupi-guarani. A obra é símbolo do modernismo brasileiro e é o carro-chefe do acervo do museu Malba, em Buenos Aires. O quadro da artista brasileira foi vendido, em 1995, para um colecionador argentino. Na época, não se encontrou um comprador brasileiro.

Neste quadro, Pablo Picasso retratou bombardeio da cidade espanhola pelos alemães em 1937. Quando um oficial alemão viu uma pequena foto do quadro no estúdio do pintor, em 1944, na Paris ocupada, ele perguntou: “Foi você que fez isto?”. Picasso respondeu: “Não, foram vocês”. Picasso determinou que a obra ficasse sob a guarda do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) até que a democracia fosse restaurada em seu país.

“A lição de anatomia”

Rembrant pintou esta obra em 1632. Na época, era realizada uma dissecação pública por ano. O corpo era de um criminoso executado. Estes eventos eram acontecimentos sociais.DW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação