PASSAGEM DE RAFAH

Egito fecha passagem da fronteira com Gaza por ameaça terrorista

Grupos terroristas da península do Sinai do país estavam planejando explodir alguns ônibus na fronteira (Foto: Wikimedia)

Um dia depois de reabrir a passagem de Rafah, na fronteira entre Egito e Gaza, o governo egípcio voltou a fechar o caminho na quinta-feira, 22. Segundo a embaixada palestina na Liga Árabe, a passagem foi fechada novamente devido a uma ameaça terrorista.

Segundo a embaixada palestina, grupos terroristas da península do Sinai, no nordeste do país, estavam planejando explodir alguns ônibus palestinos na passagem da fronteira com o canal de Suez ou na entrada do Cairo. Os planos foram descobertos pelas forças de segurança egípcias.

A passagem da fronteira será reaberta depois que as autoridades do Egito deterem os terroristas. A embaixada palestina informou que será formado um gabinete para analisar a segurança dos cidadãos, abrindo ainda três novas linhas telefônicas para cidadãos palestinos que ficaram presos no Egito.

A região do Sinai, reconhecida como um esconderijo de terroristas – principalmente jihadistas do Estado Islâmico -, tem sofrido diferentes ofensivas das autoridades egípcias para conter possíveis ataques. No último dia 9 de fevereiro, foi lançada uma operação de segurança, que, desde então, levou à morte 71 suspeitos de terrorismos, três soldados e cerca de 1,8 mil pessoas foram presas, segundo o Exército.

Reabertura de Rafah

A passagem de Rafah foi reaberta na última quarta-feira, 21, e seria mantida assim por quatro dias para o trânsito de doentes, estudantes, pessoas com dupla nacionalidade e a entrada de residentes palestinos presos no lado egípcio.

Como o acesso de Gaza a Israel está sob intenso bloqueio desde que o grupo islamita Hamas tomou o poder, em 2007, a passagem de Rafah é essencial para 2 milhões de habitantes de Gaza, pois não passa por território israelense.Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação