NO PARÁ DO AÇAÍ - NOV 435

Ligações abusivas de telemarketing serão combatidas por site do Procon

Crédito: Agência Pará

Aquelas incômodas ligações dos atendentes de telemarketing em qualquer dia e horário estão com os dias contados. Pelo menos é que promete o Procon do Pará, que vai criar, no primeiro semestre de 2020, um site para que os consumidores possam cadastrar seus números de telefone e assim evitar as ligações indesejadas. A ideia é se basear em um projeto que já deu certo em outros estados e semelhante ao portal nacional “Não Me Perturbe”.

O projeto do site que será colocado em prática pelo Procon vai reforçar outro que já tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que é um projeto de lei para coibir a abusividade das empresas de telemarketing, que ligam insistentemente oferecendo produtos de operadoras de telefonia, planos de saúde, instituições financeiras, dentre outros. A expectativa é de que a aprovação do texto ocorra ainda este ano.

O gestor do órgão diz que o limite “aceitável” para essas ligações é de três ao dia. "De uma a três ligações em um dia é o máximo admissível, e sempre em horário comercial. Acima disso, pode ser configurada a abusividade”, afirma Nadilson Neves, diretor do Procon no Pará.

Segundo ele, a incidência desse tipo de ação indesejada pode até aumentar por conta de iniciativas como o Cadastro Positivo. “Basicamente todo mundo que tem um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) está sujeito a essa importunação", avalia, ressaltando que as denúncias mais frequentes são ligadas a instituições financeiras.



Fonte: Agência Pará

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