Cine Guamá.

Consciência negra é tema do Cine Guamá

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o Cine Guamá exibirá dois filmes alusivos à cultura negra. Nesta quinta-feira (18), às 17h, a produção "As Aventuras de Kiriku" estará na tela e convida as crinças para o Cine Debate. No dia 25 é a vez de "Invictus" ser exibido. A entrada é franca.
Dia da Consciência Negra - Comemorado no dia 20 de novembro. O dia da Consciência Negra é uma data criada para lembrar a resistência do negro contra a escravidão. Neste mesmo dia, em 1665, Zumbi dos Palmares foi assassinado. Ele representa um símbolo desta luta porque o Quilombo de Palmares foi o maior e mais importante refugio na América de escravos fugidos.
Cine Guamá - O Cine Guamá é uma conquista do bairro. Os equipamentos foram conseguidos pelo Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Ele é resultado de uma parceira entre a UFPA e o Coletivo “Resistência Guamazônica”, o Cine Guamá é um espaço de lazer para a população do bairro do Guamá. Seu objetivo é integrar universidade e movimentos sociais.

PROGRAMAÇÃO
Dia 18 – As Aventuras de Kiriku
Produção francesa baseada em lendas africanas, Kiriku conta a história de um garotinho muito pequeno que enfrenta Karabá, a feiticeira que oprimi e explora a tribo de kiriku e engoliu todos os homens que ousaram enfrentá-la. Animais selvagens e cenários fascinantes também estão no caminho deste pequeno e sagaz herói.
Dia 25 – Invictus
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do Apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã. (DOL, com informações da UFPA)

SERVIÇO
Cine Guamá tem entrada franca e acontece todas às quintas-feiras, às 17h, no Auditório da Reitoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação