Vazamento minimizado

MEC minimiza vazamento do tema da redação do Enem

Um dia após a Polícia Federal (PF) ter indiciado dois professores pelo vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Ministério da Educação (MEC) afirmou ontem que não vê indícios de que tenha ocorrido a divulgação. O ministério manteve para 15 de dezembro a reaplicação parcial do exame, só para os casos que constam nas atas das salas onde as provas foram feitas.

"O sigilo do tema da redação foi mantido, uma vez que a professora indiciada pela PF repassou o título de um dos textos motivadores: 'O que é o trabalho escravo'. O tema da prova era 'O trabalho na construção da dignidade humana'", afirmou o ministério, em nota. Para professores e estudantes da região de Petrolina (PE), onde, segundo a PF, teria ocorrido o vazamento, a situação é diferente: eles acreditam que o caso não foi isolado e mais alunos tiveram acesso a outras partes da prova antes de sua realização.

A própria investigação da PF dá margem a especulações. Segundo o delegado Márcio Alberto Gomes, um caderno especial de questões - chamado caderno ampliado (feito em dimensões maiores que os entregues aos estudantes) - foi violado pela coordenação de aplicação da prova no Colégio Ruy Barbosa, em Remanso (BA), cerca de duas horas antes do início da prova.

A PF indiciou o casal de professores Marenilde de Brito Affonso e Eduardo Ferreira Affonso por violação de sigilo funcional qualificado (por ter causado prejuízo à administração pública e a outras pessoas), crime cuja pena pode ir até seis anos de prisão. Segundo a secretária de Educação de Remanso, Veraneide Almeida, os dois têm pelo menos 15 anos de magistério. "Não dá para entender um fato desses."

Filho do casal, Eduardo Ferreira Affonso Júnior, que há três anos tenta entrar em Medicina, não foi indiciado, mas teve a prova desclassificada. A família não foi encontrada para se manifestar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação