Gene que liga estrutura do cérebro à inteligência é descoberto

Pela primeira vez, cientistas do King’s College de Londres identificaram um gene que liga a espessura da massa cinzenta do cérebro com a inteligência. O estudo está publicado na Molecular Psychiatry e pode ajudar os cientistas a entender os mecanismos biológicos por trás de algumas formas de deficiência intelectual.


Os pesquisadores analisaram o córtex cerebral, a camada mais externa do cérebro humano. Ele é conhecido como a “massa cinzenta” e desempenha um papel fundamental na memória, atenção, consciência perceptiva, pensamento, linguagem e consciência. Estudos anteriores mostraram que a espessura do córtex cerebral, ou “espessura cortical ‘, se correlaciona intimamente com a capacidade intelectual, no entanto, nenhum gene por trás dessa relação havia sido identificado.

A variação genética identificada neste estudo representa apenas uma estimativa de 0,5% da variação total de inteligência. No entanto, as descobertas podem ter implicações importantes para a compreensão dos mecanismos biológicos subjacentes em vários transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e autismo, onde a capacidade cognitiva é uma característica fundamental da doença. [SciTechDaily]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação