A pizza que fica comestível por 3 anos

Em um esforço para impulsionar a alimentação de soldados, pesquisadores de um laboratório militar dos EUA em Massachusetts desenvolveram uma pizza que pode ficar na prateleira por até três anos e ainda continua própria para o consumo.


Soldados norte-americanos imploraram para seus chefes incluírem na lista de ”refeições prontas para comer” a pizza. Estes kits substituem alimentos enlatados desde 1981 e são utilizados em zonas de combate ou áreas onde cozinhas não podem ser instaladas.

A nova pizza de longa vida, considerada uma espécie de “santo graal” entre tecnólogos de alimentos, foi desenvolvida pela Army’s Natick Soldier Research após dois anos de pesquisa. Ela pode, literalmente, ser deixada no balcão por três anos, e ainda assim permanece comestível.

O segredo para a pizza não estragar está no uso de ingredientes chamados umectantes, que ajudam a manter o alimento em sua umidade natural. Além disso, os pesquisadores configuraram precisamente a acidez do molho, queijo e massa para dificultar a vida das bactérias, uma vez que não há oxigênio.

Quanto ao sabor e textura, é um pouco úmido e não muito crocante. [io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação