O que causa o cheiro da chuva?

A maioria das pessoas percebe um cheiro característico no ar depois que chove. Mas afinal, de onde ele vem?


Esse agradável aroma é causado por bactérias! Actinomicetos, um tipo de bactéria filamentosa, crescem no solo quando o tempo está úmido e quente. Quando o solo seca, a bactéria produz esporos no solo. A umidade e a força da chuva levam estes minúsculos esporos para o ar, onde a umidade após uma chuva atua como um aerosol. O ar úmido facilmente carrega os esporos para nós, e é então que sentimos o cheiro.

Esses esporos têm um cheiro característico de terra, que muitas vezes associamos com a chuva. A bactéria é extremamente comum e pode ser encontrada em áreas em todo o mundo, o que representa a universalidade do aroma após a chuva.

Outro tipo de odor é causado pela acidez da chuva. Por causa de produtos químicos na atmosfera, a água da chuva tende a ser um pouco ácida, especialmente em ambientes urbanos. Quando ela entra em contato com resíduos orgânicos ou produtos químicos no chão, pode causar algumas reações particularmente aromáticas. Ela rompe o solo e libera minerais, reagindo com produtos químicos, como gasolina, dando-lhes um cheiro forte. Estas reações geralmente produzem odores desagradáveis, e é por isso que o cheiro nem sempre é bom. [HowStuffWorks]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação