'PORTA DOS POBRES'

Nova York aprova ‘Porta dos Pobres’ em prédio de luxo

Essa é Nova York a capital do Mundo

A cidade de Nova York aprovou o plano de uma construtora de incluir uma “porta dos pobres” em um complexo de apartamentos de luxo no bairro chique de Upper West Side.

A ideia de uma entrada separada para residentes de baixa renda já vem circulando há algum tempo, mas só agora um desses planos recebeu luz verde das autoridades urbanas. No caso, trata-se de uma incorporação da empresa Extell Development — um prédio de 33 andares com 219 apartamentos. As unidades “da elite” terão vista para o Rio Hudson, ao passo que as 55 unidades mais baratas terão frente para a rua.

A aprovação da entrada separada no endereço “40 Riverside” causou indignação, com muitos frequentadores nas mídias sociais chamando-a de “nada mais que uma versão atualizada da segregação”. O site “ThinkProgress” apontou que questões afetando residentes mais pobres em edifícios de luxo — que incluem não poder desfrutar de academia e piscina — em geral recaem sobre pessoas de cor.

Já a “Brooklyn Magazine” registra que tal diferenciação “não é incomum” e a “New York Magazine” lembra que a entrada especial “poupa os residentes [mais abastados] do constrangimento de encontrar regularmente pessoas com estilo de vida diferentes dos seus”.Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação