Geleira que afundou o Titanic está criando mais icebergs do que nunca

A geleira Jakobshavn, da Groenlândia, está liberando icebergs no Oceano Atlântico mais rápido do que nunca, a um ritmo sem precedentes, de acordo com pesquisadores. Pior: ela parece estar se acelerando seu ritmo cada vez mais. Talvez a geleira que afundou o Titanic com um de seus icebergs esteja com “sede de sangue novo”.


De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Washington e do Centro Aeroespacial Alemão que usou “dados de resolução espacial e temporal adquiridos pelos satélites de radar TerraSAR-X e Tandem-X,” a velocidade que a geleira Jakobshavn está desprendendo icebers está aumentando drasticamente.

O iceberg que afundou o Titanic, de acordo com cientistas que dizem que ele era um pedaço da geleira Jakobshavn

A análise dos dados mostra que a média anual da taxa de formação de icebers em 2012 e 2013 é quase três vezes maior do que há 20 anos. Durante o período de verão, as taxas são mais de quatro vezes maior.

A má notícia não é apenas o aumento de icebergs no Atlântico Norte, mas também o volume de água desses blocos de gelo que contribuem para o aumento do nivel do mar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação