Poluição mata mais do que guerra, alerta ONU


A degradação ambiental e a poluição fazem anualmente 234 vezes mais vítimas prematuras ao redor do mundo do que os conflitos armados, informou um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta segunda-feira, 23.

Esses dados foram revelados em Nairóbi, no Quênia, em meio à 2ª Assembleia Ambiental das Nações Unidas (Unea-2), que reúne mais de 2 mil representantes de 170 países.

Ainda segundo o documento, em 2012, 12,6 milhões de mortes prematuras foram causadas pelas condições ambientais, uma cifra que representa 23% do total.

Entre as fatalidades, mais de 7 milhões estão diretamente ligadas aos efeitos da poluição. Outras 842 mil pessoas faleceram por falta de água potável, sendo que 97% das vítimas moram em países em desenvolvimento.A exposição ao chumbo mata 654 mil pessoas anualmente; ao amianto,107 mil.

Custos

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, explicou que "ao destruir a infraestrutura ecológica do nosso planeta e aumentando a poluição, ocorre um custo cada vez maior em termos de saúde humana e bem-estar". "Com a poluição do ar, a exposição a substâncias químicas e até mesmo a extração dos nossos recursos naturais, temos comprometido nossos sistemas de suporte à vida", acrescentou.

Os desastres naturais fizeram desde 1995 ao menos 606 mil vítimas fatais e afetaram de alguma forma 4,1 bilhões de pessoas.

A ONU já havia afirmado em relatório do ultimo semestre (divulgada em dezembro de 2015) que entre 2005 e 2014 registrou-se uma média de 335 desastres meteorológicos no mundo, quase o dobro dos registrados entre 1985 e 1995. Isso significa que a mudança climática duplicou em 20 anos as inundações, tempestades, ondas de calor e secas.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação