A Academia........

:UFPA sedia encontro entre Governo do Estado e instituições de C&T

Governo do Estado, universidades, agências de fomento e instituições de pesquisa e pesquisadores do Pará se reuniram nesta quarta-feira, dia 10 de março, na Universidade Federal do Pará (UFPA), para discutir os investimentos, as iniciativas e as perspectivas na área de Ciência e Tecnologia (C&T) no Estado.



Além da governadora Ana Júlia Carepa, os dirigentes da UFPA, da UFOPA, da UFRA, da UEPA, do IFPA, da EMBRAPA Amazônia Oriental, do Museu Paraense Emílio Goeldi, do INPE, do Instituto Evandro Chagas, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Pará (IDESP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) apresentaram suas iniciativas, seus programas e projetos mantidos na área de Planejamento e Desenvolvimento de C&T no Pará.



Entre as inovações e as conquistas em Ciência e Tecnologia alcançadas nos últimos anos, foi destacada a construção dos Parques de Ciência e Tecnologia e de laboratórios especializados; a conquista de quatro Institutos Nacionais de Pesquisa; a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT) e da FAPESPA; a recriação do IDESP; o estabelecimento de uma representação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a implantação de uma unidade do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Estado.



Os dirigentes destacaram a importância de políticas públicas específicas nesta área e a necessidade de se estabelecer uma Política de Estado, em âmbito nacional, para o desenvolvimento da Amazônia. “Às vezes, é difícil explicar para a população a importância desses investimentos para o futuro e para a qualidade de vida do povo paraense. As mudanças virão a longo prazo, mas isso não anula sua importância neste momento. Investir em Ciência e Tecnologia também é cuidar dos paraenses, porque não conseguiremos mudar nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, sem planejar e investir no futuro”, defendeu a governadora. A previsão do Governo do Estado é que 62 milhões de reais sejam investidos nesta área, em 2010.



“Em nome de todas as instituições, solicitamos ao Governo do Estado que mantenha a Ciência e a Tecnologia em pauta, porque, por meio dela, o desenvolvimento sustentável da Amazônia é possível. Reafirmo, também, o papel estratégico que representa a formação de recursos humanos e a atração e fixação desses recursos para auxiliar a planejar o futuro”, disse o reitor Carlos Maneschy, à frente da UFPA.



PROJETOS E PROPOSTAS - Entre as ações e propostas apresentadas na reunião, destaca-se a criação do Programa Navega Saberes pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), que disponibilizará 250 bolsas de extensão para projetos que atuem em um dos 60 infocentros e utilizem a infraestrutura do Navega Pará para a produção de conhecimentos e a efetivação de ações nos lugares onde eles se localizam, e, ainda, a criação de um polo de difusão e popularização da Ciência e Tecnologia no Pará. A ideia soma-se à proposta do Governo de criar um Museu da Ciência.




Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Comentários

  1. FOI UM GRANDE EVENTO E O REITOR SOUBE APROVEITAR
    E MUITO ESTE EVENTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação