Cigarro ‘Genérico’...Uma nova polêmica

Anvisa quer maço de cigarro ‘genérico’


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, vai defender a adoção de embalagens genéricas para os cigarros, o que promete gerar uma nova polêmica no setor.

Os maços “genéricos” não podem ter cores, símbolos ou marcas que os diferenciem entre si. As embalagens devem conter apenas os nomes do fabricante e do produto, além das imagens com advertências à saúde.O objetivo da Anvisa é, desta forma, reduzir a atratividade e eliminar o caráter de publicidade que os maços possam ter.

As embalagens genéricas para os cigarros foram adotadas pela Austrália há um ano. Outros governos, principalmente europeus, estudam seguir esse projeto.

Poucos meses após a adoção da medida na Austrália, uma pesquisa revelou que houve redução na atratividade do cigarro e aumento na vontade de deixar o vício. Ainda não há, no entanto, estudos que mostrem os impactos concretos da medida.

O setor do tabaco argumenta que as embalagens genéricas não vão trazer os impactos esperados e ainda que podem ampliar a presença de cigarros do mercado negro. Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação