Reflexos dos olhos pode ajudar a desvendar crimes

Parece uma história de um programa criminal de TV, mas os pesquisadores dizem que reflexos nos olhos das pessoas em fotografias poderia ajudar a polícia a resolver casos.


perimento do departamento de psicologia da Universidade de Glasgow revelou que o zoom em imagens em alta resolução pode capturar imagens reconhecíveis da pessoa que tirou a foto e outras pessoas nas proximidades.

Mesmo que as imagens ampliadas tivessem apenas 27×36 pixels, o estudo de 32 participantes ainda podia identificar com segurança a face, de acordo com os resultados publicados na revista PLoS ONE.

“Para os crimes em que as vítimas são fotografadas (por exemplo, a tomada de reféns, o abuso sexual de crianças), reflexões nos olhos poderiam ajudar a identificar os autores”, disse o pesquisador Rob Jenkins.

Enquanto os pesquisadores usaram uma câmera Hasselblad de 39 megapixels para a sua experiência, eles esperam que câmeras de telefones móveis um pouco menos avançadas possam facilitar o trabalho de investigadores que precisarem usar a técnica. [News.com.au]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação