Toda a Internet pesa o mesmo que um morango

A internet tem se tornado uma grande parte de nossas vidas, especialmente na última década. É difícil negar. No final de 2012, havia cerca de 17 bilhões de dispositivos conectados à internet (sim, bilhões). Esses números são impressionantes, mesmo quando comparado com outras tecnologias. Para começar, levou 4 anos para que houvesse 50 milhões de dispositivos conectados à internet. Se você acha que é muito tempo, demorou 13 anos para a TV alcançar a marca de 50 milhões.

Mas com o quão grande e importante para nós como a internet é… Quanto ela pesa?

É difícil pensar na internet e perguntar quanto ela pesa, porque a maioria das pessoas assume que a internet não existe fisicamente. Não há nada tangível. É apenas informação, nada que você pode tocar. Certo?

Errado.

A internet funciona com a eletricidade, que é composta de elétrons, e os elétrons têm massa. Então, nós realmente podemos pesar a internet. Mas, temos que lembrar que estamos lidando com elétrons, partículas muito pequenas que pesam quase nada, 9.10938291 × 10 ^ -31 kg.

A totalidade da Internet está ligada a uma rede de servidores. Há cerca de 75-100,000,000 servidores que operam em todo o mundo para fazer a internet funcionar.

Todos esses servidores combinados geram cerca de 40 bilhões de watts de eletricidade. Uma vez que sabemos o peso de um elétron, podemos usar isso para calcular a totalidade da internet – cada e-mail que você envia a um colega de trabalho, cada meme você envia a um amigo, cada site que existe, suas fazendas no Farmville, todos os seus jogos online, todos os vídeos do YouTube, absolutamente tudo… Toda a internet pesa cerca de 50 gramas, o mesmo que um morango. [From Quarks to Quasars]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação