Nave espacial europeia é lançada para mapear 1 bilhão de estrelas


Uma sonda europeia foi lançada para o espaço nessa quinta-feira (19 de dezembro), dando início a uma missão ambiciosa para mapear 1 bilhão de estrelas na Via Láctea em alta resolução.

A espaçonave Gaia, da Agência Espacial Europeia, decolou da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa, a bordo de um foguete russo Soyuz-Fregat. A Gaia está a caminho de um ponto gravitacionalmente estável a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, e deve chegar em cerca de 3 semanas.

Ao longo dos próximos 5 anos, a Gaia visa não só identificar os locais de 1 bilhão de estrelas em nossa galáxia, mas também irá determinar onde estas estrelas estão se movendo, do que eles são feitas e o quão brilhantes elas são. Estes são todos passos para ajudar os cientistas a entender melhor a história do universo.

Como benefícios colaterais, os poderosos telescópios da Gaia provavelmente vão encontrar milhares de novos exoplanetas, asteróides e outros objetos pequenos e difíceis de ver.A missão teve um custo total de 1 bilhão de dólares. [Space]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação