Vida Alienígena : 2013 foi o ano de grandes revelações

2013 abriu a porta para a descoberta de vida alienígena


2013 ficou marcado como o ano com o maior número de exoplanetas descobertos, e encontrar vida em outros planetas agora é somente questão de tempo.

As chances da existência de vida de algum tipo em algum lugar lá fora aumentaram significativamente esse ano. Segundo cálculos do astrônomo Erik Petigura, da Berkeley , um em cada cinco estrelas como o sol tem um planeta do tamanho da Terra na chamada zona Cachinhos Dourados,uma região nem muito quente, nem muito fria, e que permite a existência de água líquida corrente na superfície do planeta.

Durante séculos, os astrônomos assumiram que o nosso sistema solar e seus planetas, para não falar de nós mesmos, eram únicos no universo. Depois, em 1992, o primeiro planeta fora do nosso sistema solar foi descoberto.Desde então, mais de 1.000 exoplanetas foram confirmados e 3.500 candidatos a planetas foram identificados.

O trabalho de identificação e confirmação de planetas foi feito em grande parte com dados do telescópio espacial Kepler,
da NASA, que estava em seu auge quando sofreu uma falha fatal e deixou de funcionar. No entanto, os astrônomos ainda estão coletando dados antigos do telescópio.

Os astrônomos já descobriram planetas que são aproximadamente do tamanho da Terra, rochosos, e com atmosferas contendo água – basicamente, todos os ingredientes para a vida.
“A chance de que exista um planeta como a Terra por aí com vida é muito alta”, disse a professora do MIT Sara Seager. “A pergunta é: Existe vida aqui perto, em nossa vizinhança de estrelas? Achamos que as chances são boas. Infelizmente, muitas das respostas só poderão ser respondidas a partir de 2018, quando o Telescópio Espacial James Webb for lançado para ser o substituto do Kepler. Mas a questão de outras Terras e outras formas de vida não é mais uma questão de se, mas quando. E 2013 ficou marcado como o ano com mais significativo nesse sentido”. [News.com.au)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação