SATÉLITE ESPIÃO NROL39

"NADA ESTÁ FORA DO NOSSO ALCANCE"


Os Estados Unidos colocaram em órbita um novo satélite-espião com um logotipo polêmico: um polvo estrangulando o planeta Terra. O lançamento provocou um verdadeiro surto de reações iradas nas redes sociais.

"Nada está fora do nosso alcance", diz em letras garrafais o logotipo estampado na parte externa do novo satélite espião norte-americano, o NROL39, lançado na quinta-feira, 3 de dezembro. Acima da inscrição aparece a imagem de um enorme polvo, envolvendo a Terra com seus tentáculos. A ideia do logo é do Escritório de Reconhecimento Nacional EUA (NRO, sigla em Inglês), a equipe responsável pelo fornecimento de informações obtidas via satélites espiões e de reconhecimento para os diversos órgãos de segurança norte-americanos, particularmente a Agência de Segurança Nacional (NSA). O lançamento em si não atraiu muita atenção, ao contrário do logotipo e do slogan escolhido para esse novo satélite espião.

A ogiva do foguete que colocou em órbita o NROL39, o mais recente satélite-espião norte-americano

O lançamento desse satélite com seu logotipo agressivo e arrogante provocou verdadeira celeuma nas redes sociais, com protestos acalorados de milhões de usuários. Depois do recente grande escândalo de espionagem internacional, com a revelação de que os norte-americanos espionam líderes mundiais e milhões de cidadãos comuns, o slogan provocou furor entre os internautas. A NRO desenvolve um logotipo especial para cada lançamento de satélites espiões. Aqui estão alguns deles, de simbologia não menos controversa do que o polvo do NROL- 39.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação