ENIGMAS DA HUMANIDADE


Poucas histórias têm o poder de nos cativar mais do que aquelas que permanecem sem solução. Códigos, enigmas e arte misteriosa provocam nossa curiosidade. Por que sua mensagem codificada? Quais grandes segredos eles poderiam esconder? Apesar dos esforços dos nossos historiadores mais cultos, os mais inteligentes criptógrafos e dos caçadores de tesouros mais determinados, a história está repleta de enigmas que continuam a nos intrigar. Aqui está a nossa lista dos 10 maiores mistérios do mundo.

Kryptos


Kryptos é uma escultura codificada misteriosa desenhada pelo artista Jim Sanborn e fica em frente da sede da CIA em Langley, na Virgínia, Estados Unidos. É tão misteriosa que nem mesmo a CIA foi completamente capaz de decifrá-la. A escultura contém quatro inscrições, e embora três delas tenham sido decifradas, a quarta permanece indefinida. Em 2006, Sanborn deixou escapar que existem indícios nas primeiras inscrições para entender o último e em 2010 ele lançou outra pista: a sequência 64-69 NYPVTT na parte 4 codificam a palavra BERLIM. Você tem alguma ideia de como resolvê-la?

As cifras de Beale


As cifras de Beale são um conjunto de três textos cifrados, que supostamente revelam a localização de um dos maiores tesouros da história dos Estados Unidos: ouro, prata e joias. O tesouro foi originalmente obtido por um misterioso homem chamado Thomas Jefferson Beale em 1818, no Colorado. Dos três textos cifrados apenas o segundo foi desvendado. Curiosamente, a Declaração da Independência dos EUA acabou sendo a chave para a descoberta – um fato curioso, dado que Beale compartilha seu nome com o autor da Declaração da Independência. O texto decifrado revela o município onde o tesouro foi enterrado: Bedford County, Virginia, mas sua localização exata provavelmente só será conhecida com o texto completo. Enquanto isso não acontece, caçadores de tesouro vasculham as encostas de Bedford County fazendo escavações – muitas vezes irregulares – em busca do prêmio.

O disco de Phaistos


O mistério do disco de Phaistos é uma história que parece tirada de algum filme de Indiana Jones. Descoberto pelo arqueólogo italiano, Luigi Pernier, em 1908 no sítio do palácio de Phaistos, em Minoan, o disco é feito de barro e contém símbolos misteriosos que podem representar uma forma desconhecida de hieróglifos. Acredita-se que ele foi projetado em algum momento do segundo milênio aC. Alguns estudiosos acreditam que os hieróglifos parecem símbolos de A e B, um código linear usado na antiga Creta. O único problema? Esse tipo de hieróglifos também não foi decodificado. Hoje, o disco continua a ser um dos enigmas mais famosos da arqueologia.

Inscrição de Shugborough


Se você olhar de longe o Monumento ao Pastor do século XVIII, em Staffordshire, na Inglaterra, você pode considerá-lo como nada mais do que a réplica esculpida do famoso quadro de Nicolas Poussin, “Pastores da Arcádia”. Olhe mais de perto e você notará uma sequência curiosa de letras: DOUOSVAVVM, um código que permanece sem explicação há mais de 250 anos. Embora a identidade do talhador permaneça um mistério, alguns têm especulado que o código pode ser uma pista deixada pelos Cavaleiros do Templário sobre o paradeiro no Santo Graal. Muitas das maiores mentes do mundo têm tentado decifrar o código sem sucesso, incluindo Charles Dickens e Charles Darwin.

O Guia da Geórgia


O Guia da Geórgia, por vezes chamado de “American Stonehenge” é um monumento de granito erguido em Elbert County, Geórgia, em 1979. As pedras foram marcadas em oito idiomas – inglês, espanhol, híndi, hebraico, suaíli, chinês, árabe e russo. Cada pedra tem 10 “novos mandamentos” para “uma idade da razão”. As pedras também estão alinhadas de acordo com certas características astronômicas. Embora o monumento não contenha mensagens cifradas, sua finalidade e origem permanecem envoltas em mistérios. Dos 10 mandamentos, o primeiro é talvez o mais curioso: “Manter a humanidade em 500 milhões para manter o perpétuo equilíbrio com a natureza”. Muitos afirmaram que o mandamento seria uma licença para abater a população humana até o número especificado e os críticos da pedra pediram para que ela seja destruída. Alguns teóricos da conspiração acreditam ainda que os mandamentos podem ter sido desenhados por uma “sociedade secreta luciferiana”, e chama por uma nova ordem mundial.Mother Nature Network

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação