RANKING dos países que fazem bem ao planeta terra

Brasil é o 49º país que ‘faz bem para o planeta’


No ranking dos países que mais fazem bem ao planeta, o Brasil está na 49ª posição. O estudo que avaliou as contribuições de 125 países para a humanidade se baseia no índice do “Bom País” (Good Country Index, em inglês), criado pelo consultor britânico Simon Anholt, especialista em marketing de nações.

Na primeira edição do levantamento, a Irlanda é o país mais bem colocado o que melhor contribuiu para o bem comum do planeta e o que tiram dele. O termo “bom” é o oposto de egoísta no estudo. Em último lugar ficou a Líbia, que vive um conflito interno.

Entre os dez primeiros colocados estão nove países da Europa Ocidental. Na América Latina, os países melhor avaliados foram Costa Rica (22ª posição), que ficou atrás dos Estados Unidos; Chile (24ª) e Guatemala (29ª). Paraguai (54ª) e Argentina (57ª) ficaram em posições piores do que a do Brasil.

O índice tenta medir o impacto internacional de políticas e ações dos países no mundo, analisando as categorias ciência e tecnologia, cultura, paz e segurança internacional, ordem mundial, planeta e clima, prosperidade e igualdade e saúde.

Números do Brasil no ranking

O Brasil ficou ainda em 123ª posição na categoria prosperidade e igualdade, que foi sua pior colocação; em compensação, obteve a 5ª posição no quesito planeta e clima. Também foi avaliado nos critérios de ordem mundial (37ª); cultura (49ª); saúde (52ª); ciência e tecnologia (75ª); e paz e segurança internacional (83ª). O estudo teve por base dados principalmente de 2010.BBC BRASIL



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação