Google expande sistema Android para tv, carro e relógio


O Google anunciou nesta quarta-feira, 25, uma série de novidades que ampliam sua presença para além de tablets e smartphones. Na conferência anual de desenvolvedores, Google I/O, que vai até amanhã, em São Francisco, nos Estados Unidos, a empresa mostrou na prática como levará seu sistema operacional Android, hoje com 1 bilhão de usuários, para carros, TVs, relógios e outros produtos vestíveis.

O evento é a principal forma de atrair desenvolvedores para criar aplicativos para o Android e garantir que o sistema operacional continue na liderança do mercado. Gigantes como Apple e Samsung competem com o Google para criar a próxima era da tecnologia, marcada por uma forte presença em dispositivos móveis e pela conectividade em todos os produtos - a chamada internet das coisas.

Para atrair mais desenvolvedores, esse ano o Google criou pela primeira vez versões locais da conferência: o Google I/O Extended. São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram algumas das cidades brasileiras escolhidas para sediar esses eventos.

A abertura durou três horas e começou com o vice-presidente sênior do Google para Android, Chrome e Google Apps, Sundar Pichai, anunciando a iniciativa Android One, por meio da qual o Google fará parcerias com fabricantes para desenvolver smartphones de baixo custo para mercados emergentes.

Como exemplo, Pichai mostrou um aparelho da empresa indiana Micromax, que comporta dois chips, tem 4,5 polegadas, rádio FM e custa menos de US$ 100. Karbon e Spice são as outras duas empresas parceiras do Google na primeira fase do Android One, que chegará à Índia até o fim do ano, para depois ser levado a outros mercados, como o Brasil. "A meta é oferecer escala e alta qualidade visando o próximo bilhão de usuários", afirmou Pichai.estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação