OS IRMÃOS DE JESUS: UM MISTÉRIO BÍBLICO AINDA SEM SOLUÇÃO


Em várias passagens dos evangelhos há menções diretas ou indiretas a irmãos e irmãs de Jesus, todos filhos de Maria. Ao contar como Jesus nasceu, Lucas diz, no evangelho que leva seu nome, que Maria deu à luz seu filho primogênito. Se Jesus fosse o único filho de Maria, não haveria por que referir-se a ele como o primogênito, isto é, o primeiro entre outros.

"Também no Evangelho de Mateus a palavra primogênito aparece nas antigas versões em latim, mas os tradutores cortaram essa palavra", diz o historiador florentino David Donnini, autor do livro Jesus e os manuscritos do Mar Morto. "Estava escrito em Mateus - diz ele: 'Peperit filium suum primogenitum'. A última palavra foi suprimida. E na versão em grego se lê, com mais detalhe: 'E não a conheceu até que deu à luz seu filho primogênito, a quem deu o nome de Jesus'." A frase refere-se a José, o pouco lembrado pai de Jesus, com quem Maria não teria tido relações sexuais "até que deu à luz seu filho primogênito". E a família foi numerosa, segundo o especialista em cristianismo antigo Mauro Pesce, da Universidade de Bolonha: quatro irmãos e um número não sabido de irmãs.

Segundo o historiador David Donnini, a palavra primogênito figura nas primeiras versões em latim do Evangelho de Mateus, mas depois os tradutores a cortaram.Oásis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação