ATENÇÃO MOTORISTAS ...Um presente de Ano Novo

Extintores tipo ABC serão obrigatórios a partir de janeiro


A partir do dia 1º de janeiro de 2015 todos os extintores de incêndio presentes nos carros brasileiros mudarão de categoria. Os equipamentos da categoria BC darão lugar aos modelos da classe ABC, considerados mais eficazes. A medida passa a valer para para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada.

A mudança segue a resolução 333 acordada em novembro de 2009 e é válida para todo o território nacional. Desde este período, quando foi restabelecido um novo prazo, já que a resolução original data de 2004, todos os carros novos saem de fábrica com o extintor ABC. Os modelos mais antigos é que têm de se adequar à nova regra.

Os extintores BC são capazes de combater apenas chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.). Os ABC, por sua vez, são eficazes também para eliminar chamas que se propagam por materiais sólidos, como bancos, tapetes, papel e painéis do carro. O mais antigo tem validade de três anos, com direito a uma recarga, enquanto o novo vale por até cinco anos, sem reabastecimento.

Atenção - Conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme define o Código de Trânsito Brasileiro.Detran/PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação