LIXO ESPACIAL - Também é um problema para o planeta


Terra acumula 60 toneladas de poeira cósmica por dia


A Terra é um lugar empoeirado. Todos os dias, restos de meteoritos, cometas e outros detritos de 4,6 bilhões de anos aterrissam na atmosfera terrestre. Essa poeira meteórica vinda do Sistema Solar é incrivelmente pequena, como partículas de fumaça, mas há uma quantidade enorme dela que se acumula todos os dias no planeta.

Até agora os cientistas não sabiam a quantidade exata de poeira cósmica que caía sobre a Terra diariamente. Pesquisadores estimavam o volume entre 0,4 e 110 toneladas por dia, uma gama bastante ampla. Mas um estudo recente avaliou mais de perto os níveis de sódio e ferro na atmosfera usando o Doppler Lidar, instrumento capaz de medir mudanças na composição da atmosfera. Através deste instrumento, os pesquisadores descobriram que o volume de pó espacial que cai na Terra todos os dias está em torno de 60 toneladas.

Hora de uma faxina? Não pegue o espanador ainda. A poeira que cai na Terra pode ser surpreendentemente útil para o meio ambiente, não só ajudando a formar nuvens na atmosfera, mas também a fertilizar plâncton na Antártida. Pop Science

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação