MEIO AMBIENTE - Gelo marítimo do Ártico tem menor nível já registrado


O gelo do mar Ártico registrou neste ano seu menor nível desde que o monitoramento por satélite começou em 1979, afirmaram cientistas dos Estados Unidos.De acordo com o Centro de Dados da Neve e do Gelo da Universidade de Colorado (NSIDC, na sigla em inglês), os níveis de gelo do Ártico atingiram sua extensão máxima no dia 25 de fevereiro com um limite de 14,54 milhões km² - 130 mil km² menor do que o recorde de baixa anterior, em 2011. Trata-se, ainda, de uma extensão 1,1 milhão km² inferior à média registrada para o mesmo período observada entre 1981-2010 de 15,64 milhões km².

A queda também foi generalizada, com níveis abaixo da média de gelo registrados em todos os lugares, exceto para o Mar do Labrador entre a Groenlândia e o Canadá e o Estreito de Davis, mais ao norte. O centro afirma, no entanto, que um crescimento no final da estação é possível.

“Este não é um recorde do qual devemos nos orgulhar. Gelo marítimo baixo pode criar uma série de reações que podem ameaçar o Ártico e o resto do globo”, disse Alexander Shestakov, diretor do Programa Global para o Ártico da WWF, em nota divulgada pela organização ambiental.

Padrões climáticos recentes foram em parte a culpa do derretimento do gelo, com uma corrente de jato incomum trazendo temperaturas excepcionalmente quentes para o lado do Pacífico do Ártico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação