Menos de 800 milhões passam fome no mundo


O número de pessoas que sofrem fome no mundo é inferior a 800 milhões pela primeira vez desde o início da divulgação das estatísticas. Isso representa uma redução de quase 25% em 25 anos, anunciou a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

No SOFI 2015 (Relatório sobre a Insegurança Alimentar no Mundo) publicado nesta quarta-feira, a FAO afirma que "há quase 795 milhões de pessoas subalimentadas no mundo, ou seja, 167 milhões a menos que na década passada e 216 milhões a menos que em 1990-92".

O progresso foi particularmente notável na América Latina e na Ásia.A África subsaariana permanece em alerta vermelho, com 23,2% de sua população subalimentada.

A FAO, com sede em Roma, destaca que mais da metade dos países em desenvolvimento (72 de 129) alcançaram a Meta do Milênio de reduzir à metade a fome entre os anos 2000 e 2015.No entanto, a organização chama a atenção para a persistência das circunstâncias que dificultam a luta contra a fome, como as catástrofes naturais, os conflitos, a mudança climática e as crises financeiras.

"A fome nos países que conhecem este tipo de situação é três vezes maior que em outros locais. Em 2012, quase 366 milhões de pessoas viviam neste tipo de contexto, das quais 129 milhões estavam subalimentadas", explica o relatório.

A FAO e as demais agências da ONU que atuam na questão, como o PMA (Programa Mundial de Alimentos), alertam constantemente para a insegurança alimentar em países afetados por conflitos como Síria e Iraque, assim como o Mali, Iêmen, República Centro-Africana, República Democrática do Congo ou Sudão do Sul.AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação