NA CIDADE UNIVERSITÁRIA VII - Aula inaugural abre curso de combate à Aids no Estado


O curso a distância de aperfeiçoamento "Juventudes, Sexualidades e Prevenção das DST/Aids" foi aberto na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus básico da Universidade Federal do Pará (UFPA). Cerca de 100 das 360 pessoas inscritas em mais de 30 dos 144 municípios paraenses estiveram presentes, além dos 12 tutores, coordenação e representantes da reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O objetivo é que os participantes sejam multiplicadores de ações de combate à doença contribuindo com o trabalho de orientação e prevenção da doença, considerando que o registro de pessoas infectadas pelo vírus HIV aumentou nos últimos anos, principalmente em municípios do interior do Pará. Os participantes do evento são professores da rede pública estadual e municipal de ensino, além de coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE) e pessoas da área da assistência social e da saúde.

João Cauby Almeida, assessor da reitoria da UFPA, representando o reitor Carlos Maneschy, deu boas-vindas aos participantes do curso e elogiou a parceria do Hospital Bettina com a Pró-Reitoria de Extensão. “A UFPA está inserida nessa política pública que envolve a saúde e educação, fundamental à melhoria da qualidade de vida da população paraense. O curso visa prover cidadania para quem está desprovido desta. Além disso, falar sobre a Aids ainda gera preconceito, então precisamos trabalhar a informação e o esclarecimento junto à população para diminuir os entraves e temos a certeza que vocês vão desempenhar esse papel com sucesso”, afirmou o representante do reitor.

Dados – Dados da Sespa apontam que apenas 30% dos casos de Aids são registrados na capital, os outros 70% acontecem no interior. De acordo com boletim epidemiológico, em meados de abril de 2015, o Pará é o sétimo estado brasileiro com o maior número de casos confirmados, a maioria entre adultos e jovens. De 2010 até 2015 foram 2.700 casos notificados.

Governo federal - O curso a distância de aperfeiçoamento "Juventudes, Sexualidades e Prevenção das DST/Aids" é uma iniciativa é vinculada ao Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Faz parte de projeto que traz o mesmo nome, desenvolvido por meio de parceria entre o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e a Pró-reitoria de Extensão, ambos da UFPA. Mais informações pela internet (http://www.psaudenaescola.ufpa.br/jsp/) ou com a coordenadora do projeto, professora-doutora Ieda Guedes, pelos telefones: (91) 984904487 / 3201-8362 / 3201 8562.

Texto e fotos: Cleide Magalhães – Ascom/HUBFS/UFPA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação