MÚSICA - Pesquisa aponta qual é o ritmo musical mais revolucionário dos últimos 50 anos


Um estudo da Universidade Queen May, em Londres, analisou as tendências musicais das últimas décadas através de um programa big data para afirmar com certeza qual foi o estilo mais revolucionário do último meio século. Do ponto de visto rítmico, harmônico e melódico, parece que grupos influentes como os Beatles não modificaram tanto a história da música como o fez um estilo engendrado nos anos 70, nos EUA: trata-se do hip-hop.

Segundo um estudo publicado pela revista Royal Society Open Science, a última grande revolução musical produziu esse gênero criado nos bairros pobres de Nova York, misturando influências latinas e afro-americanas, alcançando grande popularidade mundial nos anos 90.

De acordo com os pesquisadores, essa foi a primeira vez em que foram medidas as propriedades musicais das gravações em grande escala. Segundo o estudo, “atualmente, podemos ir além do que dizem os especialistas ou do que nós mesmos dizemos, olhando diretamente para o interior das músicas, analisando sua composição e entendendo como elas mudaram”.

Ou seja, trata-se da maior aproximação objetiva e científica já feita em relação à música, além do “gosto pessoal”, em geral vinculado a fatores emocionais. E esse pretende ser apenas o começo de um estudo que levará em consideração a evolução musical em todo o mundo.ABC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação